Como Outorgar / Substabelecer uma Procuração Eletrônica no Conectividade Social – ICP

  • 12

Como Outorgar / Substabelecer uma Procuração Eletrônica no Conectividade Social – ICP

A Outorga de poderes é realizada, unicamente, por meio do Conectividade Social – ICP, e permite que terceiros possam transacionar informações em nome do outorgante.

A Concessão de poderes pode ser efetuada de Pessoa Jurídica para Pessoa Jurídica, por exemplo, empresa que contrata escritório de contabilidade que executará as funções inerentes ao Departamento de Pessoal (envio dos arquivos SEFIP, solicitação de extratos, movimentações de trabalhadores, etc.).

A Outorga também pode ser efetuada de Pessoa Jurídica para Pessoa Física, por exemplo, detentor do certificado digital da Empresa, que transfere poderes para um empregado (Pessoa Física) responsável pelo departamento de pessoal da própria empresa.

É possível ainda o Substabelecimento de poderes recebidos, de Pessoa Jurídica para Pessoa Jurídica, Pessoa Jurídica para Pessoa Física e Pessoa Física para Pessoa Física, bastando, para tanto, que os poderes recebidos tenham prerrogativas para substabelecimento.

REALIZAÇÃO DE PROCURAÇÃO ELETRÔNICA

 

Selecionar no Campo "Selecione" o item Procuração CNS ICP

Selecionar no Campo "Selecione" o item Procuração CNS ICP

  • Clicar em OUTORGAR PROCURAÇÃO ou SUBSTABELECER PROCURAÇÃO;
Outorgar Procuração no CNS ICP

Outorgar Procuração no CNS ICP

  • Na área DADOS DO OUTORGADO, informar os dados da Pessoa Jurídica ou Pessoa Física: Tipo de inscrição (CNPJ, CEI, CPF OU NIS) e número de inscrição;
  • No campo “FILTRAR POR SERVIÇO” selecionar o(s) serviço(s) que deseja outorgar;
Informar Dados do Outorgado e Filtrar por Serviço no CNS ICP

Informar Dados do Outorgado e Filtrar por Serviço no CNS ICP

  • No campo “PODERES DISPONÍVEIS” selecionar o(s) poder(es) a ser outorgado e clicar em ADICIONAR (os poderes migrarão para a caixa “PODERES SELECIONADOS”) e clicar no botão CONTINUAR;
Selecionar o(s) poder(es) a ser outorgado no CNS ICP

Selecionar o(s) poder(es) a ser outorgado no CNS ICP

  • Na próxima tela serão exibidos os dados do “outorgante / outorgado e os Poderes Selecionados”;
  • Selecionar os poderes que poderão ser substabelecidos pelo outorgado e clicar no botão CONTINUAR;
Exibição dos dados do “outorgante / outorgado e os Poderes Selecionados e Selecionar os poderes que poderão ser substabelecidos pelo outorgado

Exibição dos dados do “outorgante / outorgado e os Poderes Selecionados e Selecionar os poderes que poderão ser substabelecidos pelo outorgado

  • Na tela seguinte, clicar no botão “ACEITAR” no rodapé da tela;
Ler a procuração e clicar em Aceitar

Ler a procuração e clicar em Aceitar

É apresentada a mensagem: “PROCURAÇÃO ELETRÔNICA EFETUADA COM SUCESSO”;

Procuração Eletrônica Efetuado com Sucesso

Procuração Eletrônica Efetuado com Sucesso

Fonte: Conectividade Social ICP – Dicas de Utilização (Download do Livro Conectividade Social ICP – Dicas de Utilização)


About Author

avatar

Escritório Contábil Brum

O Escritório Contábil Brum , desde sua fundação em 1999, tem como filosofia de trabalho promover qualidade e bom atendimento aos clientes. Toda essa experiência se reverte em serviços mais eficientes e eficazes. Acompanhando os avanços tecnológicos, nosso escritório de contabilidade conta com uma rede de computadores interligados com softwares de última geração e sistemas integrados.

12 Comments

avatar

PAULO HENRIQUE LIMA

30 de agosto de 2012 at 12:05 pm

Bom dia!!!

Gostaria de tirar uma duvida.

Trabalho numa consultoria em fopag,porem temos um cliente ” escritorio de contabilidade” que esta quarterizando o serviço para nós.
Os clientes deste escritório fizeram a procuração do certificado digital para eles.
Porem agora nós que enviaremos as sefips dos clientes destes escritorio. Porem quando fui fazer a procuração do substalecimento nao foi possivel pois diz q a empresa ja possui dos cnpjs vinculados.
A pergunta é :

Se eu fizer um E-CPF o escritorio de contabilidade consegue substabelecer as procurações para o meu E-CPF ? ou eu preciso ter vinculo empregaticio com este escritorio ?

    avatar

    Escritório Contábil Brum

    26 de setembro de 2012 at 3:46 pm

    Não vai conseguir, pois para receber o substabelecimento da procuração para o seu E-CPF (sem a matricula CEI), você deve ser empregada do escritório de contabilidade.

avatar

Ana Paula

28 de setembro de 2012 at 4:44 pm

Para passar a procuração ao escritório de contabilidade é necessário que o contador tenha certificado digital no padrão icp Brasil e a inscrição seja cnpj ou cei ( pq se for cpf tem que ter um cei vinculado). Se a procuração for passada para um funcionário da própria empresa, não é necessário que tenha um cei vinculado ao cpf pois o sistema reconhece o vinculo empregatício.

avatar

nalva lopes

10 de outubro de 2013 at 12:58 pm

sócio de um escritorio de contabilidade s/fgts portando e-cpf pode ser outorgado dos e-cnpj dos cliente

avatar

RIC ROBERT PEREIRA SOUSA DIAS

13 de fevereiro de 2014 at 11:48 am

COMO ENVIAR O FGTS USANDO O CERTIFICADO ICP DO ESCRITORIO DE CONTABILIDADE USANDO A PROCURACAO ORTOGADA QUERO UMA INFORMACAO

    avatar

    AILTOFREIRE MIRANDA

    22 de fevereiro de 2014 at 10:56 am

    como enviar o fgts do cliente usando o certificado icp do meu escritorio de contabilidade

avatar

Leandro Ulisses – Orca Contabilidade

19 de janeiro de 2015 at 5:11 pm

Boa tarde. Estou com um problema e não consigo solucionar.
Estou com um certificado digital de pessoa fisica para gerar o extrato e a chave de liberação do FGTS atraves da Conectividade Social. Mas não consigo nem gerar a procuração eletronica para o escritorio, na verdade não chego nem sequer a tela principal da Conectividade Social. Ai vem minha pergunta. O Certificado Digital de Pessoa Fisica funciona diferente na Conectividade Social ICP ?

avatar

Mariel

29 de junho de 2015 at 9:42 pm

Boa noite. Minha dúvida é praticamente a mesma que a anterior (do Leandro). Adquiri o e-cpf apenas para envio da GFIP da empresa do meu pai (Simples Nacional). Entrante, ao acessar o conectividade social, nem se quer é habilitado para que seja feito a procuração do CNPJ no meu nome (pessoa física).

Neste caso eu precisar uma empresa só para isso?

Obrigado,

avatar

Nájila Moreira

26 de novembro de 2015 at 11:13 am

Bom dia!

Posso fazer uma procuração com o certificado da contabilidade par CEI, que não possui certificado.

avatar

Leide

11 de outubro de 2016 at 1:58 pm

Preciso fazer a solicitação do requerimento do seguro desemprego, mas a empresa não está cadastrada no empregador web, como faço, é necessário fazer outorga, qual seria o passo a passo?

avatar

Verônica

8 de dezembro de 2016 at 3:46 pm

o meu cliente não tem certificado digital, e ninguém na Caixa sabe informar. Eu preciso enviar a GFIP sem movimento do meu cliente, mas ele não possui certificado digital. Apenas irei enviar a GFIP para fechar a empresa dele. Gostaria de saber se tem como fazer uma procuração eletrônica para o meu cliente me dando poderes para eu fazer os serviços. obrigada

avatar

André

7 de março de 2017 at 10:35 am

Prezados, bom dia. Eu tenho um e-CPF e gostaria de enviar a SEFIP da minha empresa (uma ME) através de uma procuração eletrônica. Eu tenho a procuração eletrônica pelo portal da Receita Federal e consigo acessar o e-CAC normalmente. Fui enviar a SEFIP e não consegui. Como faço para enviar a SEFIP pelo meu e-CPF sendo que não tenho o e-CNPJ da minha empresa? Posso fazer uma procuração em papel e protocolar em algum lugar como eu fiz para a Receita Federal? Obrigado!

Leave a Reply